Bolo de Aipim com Coco

Ingredientes

500g de aipim
3/4 xícara de leite
2 gemas de ovo
75g de margarina
1 1/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
100g de coco ralado
1 colher de sopa de fermento em pó

 

 

aipim ou mandioca
Aipim ou mandioca
leite
Leite
gema de ovo
Gema de ovo
margarina
Margarina
açúcar
Açúcar
farinha de trigo
Farinha de trigo
coco ralado
Coco ralado
fermento em pó
Fermento em pó
branco
 

Para preparar a forma de bolo

Óleo spray
Farinha de trigo
Se preferir: papel manteiga

óleo spray
Óleo spray
farinha de trigo
Farinha de trigo
papel manteiga marrom
Papel manteiga

 

Modo de fazer

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare a assadeira: Unte uma assadeira com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-o fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar o tabuleiro, facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que o tabuleiro e forrá-lo.

Prepare o aipim: Com uma faca afiada, sobre uma tábua de corte, descasque e retire as linhas do meio do aipim e pique-o em pedaços pequenos. Aos poucos triture-o no liquidificador com o leite e reserve.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.

Prepare o bolo: Numa tigela grande misture bem as gemas com a margarina e o açúcar com um batedor de claras ou uma colher de pau. Acrescente o aipim triturado com o leite e torne a misturar bem. Depois junte a farinha de trigo e o coco ralado misturando muito bem sempre a cada ingrediente que adicionar. Por último junte o fermento que deve ser peneirado com um coador pequeno para desmanchar eventuais bolinhas. Ponha para assar no fôrno já pré-aquecido até dourar. O tempo para assar é de +/- 35 a 45 minutos, porém pode variar de acordo com o fôrno e a fôrma. Depois de pronto espere esfriar um pouco para desenformá-lo. Sirva môrno ou ao natural.

DICA: Verifique se o bolo está bem assado enfiando um palito de dente no meio. Se sair limpinho, estará pronto. Se ainda tiver resto de massa crua deixe assar mais um pouco.

Evite ficar abrindo o fôrno enquanto o bolo está assando. Isso pode solá-lo, ou seja, o bolo não cresce direito e fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de meia hora.

Sugestão: Aproveite as claras que sobraram para fazer suspiros ou acrescente à farofa ou à cenouras refogadas.

 

Fonte: www.muitogostoso.com.br