BOLO DE ROLO

 

A preparação trata-se de um bolo feito com farinha de trigo, ovos, manteiga, açúcar e goiabada, onde finíssimas camadas de massa são intercaladas com o doce de goiaba, e polvilhadas com açúcar em sua parte externa.

Apesar de muitos acharem que o bolo de rolo é uma versão do rocambole, ele, na verdade, é derivado do bolo português conhecido como colchão de noiva, que tem na composição original do seu recheio uma pasta feita com amêndoas. No Brasil, devido à escassez de ingredientes para a confecção das receitas originais portuguesas, surgiram as modificações (utilizando produtos brasileiros), e que com bastante criatividade surgiram preparações bem originais, como é o caso do bolo de rolo.

Este acepipe é um símbolo do bem receber em uma casa pernambucana, onde oferecer uma fatia deste bolo é uma clara demonstração de afeto e hospitalidade. Em viagens longas, é comum o pernambucano levar consigo algumas unidades de bolo de rolo, e presentear os amigos e parentes distantes, para que estes possam recordar ou conhecer o doce e delicado sabor desta preparação, e é comum que logo em seguida surjam as “encomendas” do bolo, na ocasião de uma nova visita.

Fonte: http://restauranteemsp.com.br/blog/patrimonio-de-pernambuco-o-bolo-de-rolo/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *